Abaixo listo as melhores tabernas de Madrid, algumas que freqüento há mais de vinte anos, e outras descobertas mais recentemente. E o que todas têm em comum: a alta qualidade das tapas e a caña espetacular (o chopp de lá), com o colarinho denso, do jeitinho que os espanhóis – e eu – amamos.

Cerveceria Cervantes

Minha primeira vez na Cerveceria Cervantes foi durante uma viagem à Madrid para comemorar meu aniversário. Meu marido havia feito uma surpresa deliciosa: reservou o Hotel Palace sem me avisar, e eu só descobri quando o táxi parou na porta do hotel. Na época, o Palace era um dos hotéis mais elegantes da cidade, e eu era doida por ele. Foi um presentão de aniversário, e um carinho enorme, pra quem sempre foi apaixonada por hotelaria.

Mas o que tem a Cerveceria Cervantes a ver com isso? Pois a Cervantes fica na Plaza Jesus, exatamente na rua atrás do hotel, o que nos levou a descobrir o lugar e vistá-lo quase que diariamente – em todas as nossas idas a Madrid.

A Cerveceria tem cara de lugar que sempre esteve ali, com o mesmo menu e os mesmos garçons, o mesmo público fiel e a mesma cerveja deliciosa. Para comer, o carro chefe são as tostadas – de gambas e de setas (cogumelos) – acompanhado do melhor chopp do planeta.

É um lugar simples, com azulejos nas paredes, um balcão enorme, algumas mesas, poucos turistas e uma legião de fãs das tapas maravilhosas. Do outro lado da rua, a Igreja Jesus tem um bom movimento de famílias para as missas do fim-de-semana, o que dá ao lugar um ar ainda mais charmoso de cidade do interior. É imperdível.

Cerveceria Cervantes

Endereço: Plaza Jesús, 7, 28014 Madrid, Espanha

Horário: 12h – 0h

Telefone: +34 914 29 60 93

Preços: $ – $$

___________________________________________________________

Casa Labra

A Casa Labra foi um dos primeiros bares de tapas que conheci em Madrid. Tinha 21 anos e viaja de mochila pela Europa com meu então namorado (e hoje marido), Patrick. Por ser quase na Puerta Del Sol, um dos pontos centrais da cidade, o lugar vive lotado, principalmente na hora do rush da saída do trabalho. Mas vive lotado de Madrileños, vale exaltar, por ser considerada uma casa com excelentes tapas e ótimas cañas.

Fundada em 1860, é uma taberna clássica com “c” maiúsculo, com belos lustres e pé direito altíssimo. Na primeira sala, apenas o balcão com as chopeiras para que os clientes possam fazer uma parada para uma tapa, e uma caña rápidas. A cozinha produz ótimas croquetas de bacalhau, e postas de peixe empanadas – ambas deliciosas. Na sala adjacente um menu mais completo. Mas para mim, o que tem graça mesmo é a parte da frente da casa, sempre lotada e alegre.

Para antes ou depois das compras no El Corte Inglés ali ao lado, já se sabe aonde fazer uma boquinha. A Casa Labra é uma delícia de lugar.

Casa Labra

Endereço: Calle de Tetuán, 12, 28013 Madrid, Espanha

Horário: 12h – 16:30h   20h – 0h

Telefone: +34 915 31 06 16

Preços: $ – $$

@casalabraoficial

________________________________________________________________________

La Catapa

A melhor surpresa que tive na minha última visita à cidade foi conhecer a taberna La Catapa. O lugar é mais restaurante do que propriamente um bar de tapas, mas tem um balcão com cadeiras e um serviço excelente.

As tapas estavam dos Deuses! A croqueta de jamón foi a melhor que comi em Madrid e ainda pedimos uma salada Waldorf, que estava muito boa. Nessa casa optamos não pedir uma cerveja pois a carta de vinhos era excelente. Duas taças de Rioja e muita felicidade envolvidas! rs  Um endereço maravilhoso e despretensioso para quem adora tapear.

Endereço: Calle Menorca, 14, 28009 Madrid, Espanha

Horário: 12h – 16:30  20h – 0h

Telefone: +34 915 74 26 15

Preços: $$

______________________________________________________________________

La Castela

Descobrimos o La Castela na nossa última viagem à Madrid, e que lugar delicioso! Chegamos cedo pois o lugar lota e tem poucos bancos para se sentar. A poucos metros do Parque Retiro, o La Castela é uma taberna local, não é um local turístico e fica cheio de moradores da cidade que vão atrás de seu ambiente low-profile com excelentes tapas.

As boas pedidas: gambas al ajillo e brandade de bacalhau. As cañas são boas, não excelentes, mas a casa oferece boas opções de vinhos em taça. A sala de trás é um restaurante e o menu parece ser ótimo. Mas como estava atrás das melhores tapas da cidade, não cheguei a testar.

Endereço: Calle del Dr. Castelo, 22, 28009 Madrid, Espanha

Horário: 12h – 17h  20h – 0:30h

Preços: $$

Telefone: +34 915 74 00 15

@lacastela_taberna

_____________________________________________________________________

Casa Alberto

A Casa Alberto é mais uma taberna centenária linda de morrer, fundada em 1827 bem clássica com um balcão extenso, e  jamóns pendurados nas paredes. Talvez a mais bonita de todas as tabernas mencionadas aqui.

Tomamos uma caña acompanhada de azeitonas – pois não agüentávamos mais comer! – e fomos atendidos com muito carinho e simpatia pelo garçom brasileiro, que também se chamava Alberto. rs

Um lugar que vale a visita, mesmo que seja só pela beleza clássica do lugar.

Casa Alberto

Endereço: Calle de las Huertas, 18, 28012 Madrid, Espanha

Horário: 13:30h – 16h   20h – 0h

Telefone: +34 914 29 93 56

www.casaalberto.es

"/>

Europa

As melhores tabernas de Madrid

As melhores tabernas de Madrid Madrid é uma das capitais européias que amo de paixão, um lugar que poderia morar feliz da vida – a cidade é meu número. Antes dos nossos filhos nascerem, viajávamos com freqüência pra lá com um único objetivo: tapear. Pois amamos a cultura de tapas que há na cidade, e […]

Os lindos hotéis butique do Grupo HPRG em Paris

Grupo HPRG e seus lindos hotéis butique em Paris Cheguei ontem de uma semana maravilhosa em Paris! Fui convidada para visitar três lindos hotéis butique do grupo hoteleiro Hôtels Paris Rive Gauche. O grupo familiar é dono de cinco propriedades na margem esquerda da cidade e estive em três deles: O Hôtel Les Dames du Panthéon, […]

Apartamentos para alugar em Paris

Apartamentos para alugar em Paris Quem não ama alugar um apartamento numa cidade linda como Paris? Eu adoro e já fiz isso algumas vezes. No ano passado alugamos um apartamento maravilhoso em Saint-Germain e ficamos completamente apaixonados pelo lugar. Abaixo duas dicas sensacionais de apartamento para alugar na capital francesa.   Glamaparis Glamaparis é uma agência fundada […]

Meus restaurantes clássicos preferidos em Paris

Meus restaurantes (clássicos) preferidos em Paris Moramos em Paris durante 2000 e 2003, quando voltei ao Brasil para ter meu primeiro filho, Antonio. Foram anos produtivos, mas cheios de altos e baixos. Me formei no Cordon Bleu, estagiei em restaurantes estrelados, abri um pequeno serviço de Buffet, fiz inúmeros amigos e me despedi deles depois. […]

Os hotéis mais lindos de Londres, Firmdale Hotels

Os hotéis mais lindos são os Firmdale Hotels Sou fã número 1, de carteirinha mesmo, do Grupo Firmdale Hotels. São deles os hotéis mais lindos de Londres. As propriedades, todas decoradas pela craque da decoração e proprietária do grupo Kit Kemp, são encantadoras. A grande maioria fica em “townhouses” extremamente bem localizadas na cidade. O Grupo […]

Restaurante Informal, Barcelona

Restaurante Informal, Barcelona O Restaurante Informal, localizado no Hotel The Serras em Barcelona tem no seu comando o chefe estrelado Marc Gascons (foto abaixo). Após enorme sucesso do Els Tinars, restaurante de sua família em Girona, Marc veio para Barcelona para criar o menu e treinar a equipe do lindo e agradável restaurante. O Menu […]

Um hotel maravilhoso, The Serras Hotel Barcelona

The Serras Hotel Barcelona Fiz a última viagem para Barcelona já para começar a pesquisar sobre hotéis e escrever para o blog. Sendo assim quis ficar em mais de um hotel, para conhecer e testar. Nosso segundo hotel na cidade , o The Serras Hotel Barcelona foi uma escolha muito acertada: era simplesmente adorável. Sabe […]

Lindo hotel em Eixample, Hotel Alma Barcelona

Hotel Alma Barcelona O primeiro hotel que ficamos durante nossa estadia em Barcelona, o Hotel Alma Barcelona é um verdadeiro oásis de tranqüilidade e paz no meio do bairro de Eixample. O bairro, um dos mais agradáveis e convenientes da cidade, foi uma maravilhosa descoberta. Sua localização é excelente, quase na esquina do Passeig de […]